Curiosidades – Capas de Twilight

Muitas pessoas se perguntam o significado de cada uma das belíssimas capas dos livros da saga Twilight. Algumas até tentam interpretar da sua maneira quando terminam de ler as historias mas nem sempre tem certeza se suas idéias estão corretas.
Sempre achei essas capas magnificas, por ter significado tão oculto em relação a historia ! Acho mais incrivel ainda por não serem óbvias e nem com imagens de modelos aleatorios! Foi o que me chamou atenção quando vi o livro “Crepusculo” em site na epoca que o livro foi lançado no Brasil. Literalmente comprei o livro porque achei a capa bonita e discreta !! E de fato, elas chamam muito atenção exatamente por isso! São diferentes e faz vc querer entender o porque delas serem assim e te da vontade de ler a historia por causa disso. Mas mesmo lendo o livro ainda fica a pergunta do porque da imagem da capa !

Apesar de talvez ser um assunto que todas as fãs jah pesquisaram e jah sabem a respeito, decidi comentar aqui hoje o verdadeiro significado de cada  uma delas!

Crepúsculo

A mão segurando a maça representa o fruto proibido do livro de Gênesis. Ela simboliza o amor de Bella e Edward, o que é proibido, semelhante ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, como está implícito pela citação de Gênesis 3:3 no início do livro. Representa também o conhecimento de Bella daquilo que o bem e o mal são, bem como a escolha que ela tem do “fruto proibido”, Edward, escolhendo ou não vê-lo.
Já o nome do livro , Crepusculo (que é a luminosidade crescente do sol antes do amanhecer ou depois do anoitecer), representaria o encontro do dia (Bella) com a noite (Edward) , juntos formariam um Crepúsculo. Os dois são sempre representados personificando o dia e a noite.


Lua Nova

Diferente do que muitos possam pensar, o titulo do livro não se refere aos lobos. E sim com a posição do sol, estando esse  no lado oposto da lua e por isso o lado iluminado da lua não é visível da terra .Esse é o tipo de noite mais escura. Lua Nova é o período mais sombrio e escuro na vida de Bella, já que seu amor a abandona.  Já a imagem da capa, uma tulipa, segundo a autora  “não tem significado especial para a história” e ela “não teve qualquer participação na escolha”.



Eclipse

O laço partido representa uma escolha, como no livro, onde Bella deve escolher entre seu amor pelo vampiro, Edward, e sua amizade com o lobo, Jacob Black (focaliza mais na dificuldade em escolher, na tristeza de romper laços profundos de amor e amizade). E também esse laço representa a ideia que Bella não pode se separar totalmente de sua vida humana.
Já o nome , Eclipse,significa, nada mais, nada menos que o triângulo amoroso Jacob/Bella/Edward. O próprio Jacob faz a comparação da situação á um eclipse, onde a Bella seria a Terra, e o Sol que a ilumina é ele mesmo, como ela sempre falou. Mas o Edward sempre seria o Eclipse entre Sol e Terra, e contra essa força tão grande da natureza, Jacob não poderia lutar. É nesse meio tempo que ele se convence de que seria tremendamente difícil conquistá-la.

Amanhecer

Esse é o título mais fácil de ser desvendado. O Amanhecer nada mais é que o simples recomeço, sem crepúsculos, luas novas ou eclipses. Só a vida se encaixando perfeitamente, como deveria ser. Aliás, agora sim, um novo dia se abrindo para a vida, principalmente através de Renésmee.
Já a capa  é um metáfora para a progressão de Bella durante toda a saga. Ela começou como o peão (humana) ,a peça mais fraca no tabuleiro (ao menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobos). E ela terminou como a mais forte: a rainha (vampira). Essa peça de xadrez, a rainha, representa a reviravolta do papel de Bella durante o livro, onde ela se torna parte importante na vitória dos Cullen.

Outra curiosidade, é que a cor vermelha presente em todos os livros, representa o sangue de Bella.

Fontes: AQUI e AQUI

Anúncios

2 Respostas to “Curiosidades – Capas de Twilight”

  1. ShakyHades Says:

    Com essa informação, de que o vermelho representa o sangue de Bella eu acabei por pensar os significados das imagens:
    Crepúsculo: Lembrei de a Branca de Neve, pois a maça a leva a maldição. Eu sinceramente non sei porque me lembrei disso.
    Lua Nova: A flor, com pétalas caindo. A “morte” da flor, a tristeza de Bella por Edward ter partido.
    Eclipse: A fita rompendo-se. O fim, a vida humana de Bella acabando.
    E amanhecer, eu non sei, mas deve ser o que você disse; a transformação de uma peão fraco para um forte, de humana a vampira. Se bem que eu prefiria que ela ficasse com o Jake xD

  2. eu cinceramente nao acredito ams adoro filmes de vampiro pricipalmente >crepusculo e diaros de um vampiro<

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: