Seção Biografia – Anne Rice

Anne Rice é uma escritora norte-americana, autora de séries de terror e fantasia. Uma das autoras mais célebres e lidas da América, Anne Rice é conhecida por tecer os mundos visíveis e sobrenaturais junto a histórias épicas que entretêm e desafiam os leitores.

Nascida em 4 de outubro de 1941, na cidade de New Orleans, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.

Howard Allen O’Brien, ela mesma escolheu ‘Anne’ como primeiro nome, ao entrar na escola. Em 1956,perdeu a mãe, Katherine, e dois anos depois, com o pai casado novamente, a família mudou-se para a cidade de Richardson, no Texas, onde Anne conheceu seu futuro marido, o poeta e pintor Stan Rice. Após seu casamento, em 1961, com Stan Rice, passou a ser conhecida pelo nome que agora a consagra.

Formou-se em “Escrita Criativa” pela Universidade de São Francisco e já escreveu cerca de 19 livros. Logo em seu primeiro livro, estreou um grande best seller, “Entrevista com o vampiro” (1976), que deu origem a uma série  de romances sobre  vampiros, intituladas “As crônicas vampíricas”, que incluem cerca de 10 livros (confira a lista no final).

O forte da autora sempre foi sua incursão à fantasia. Geralmente os personagens sobrenaturais que cria, procuram por sua identidade numa espécie de “subcultura vampírica” que  mescla  morte  e sexualidade. Desse modo, são  temas  também  desses  romances o homossexualismo, o ateísmo,  a imortalidade,  a  vaidade  e  as  relações  entre  o bem  e  o mal. Em seus livros ela invariavelmente apresenta seus vampiros como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue desuas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado  através das décadas, séculos e até milênios.

Seu livro de maior sucesso é “Entrevista com o vampiro”. Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, filha esta que está brilhantemente retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. Na época do lançamento do filme foi amplamente divulgado. A decepção da autora foi quanto a escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rostinho bonito e sua preferência era o ator Rutger Hauer (inclusive no livro A História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto). Após a estréia ela voltou atrás.

Obs: No site dela há um boneco à venda de Lestat, aprovado por ela, se olhar bem perceberá  a semelhança com o ator Tom Cruise/Lestat.

Já no segundo filme, “A Rainha dos Condenados”, Anne não teve qualquer participação em nenhuma etapa de sua produção, o que pode explicar a pouca repercussão que o filme obteve e as extremas “licenças” poéticas que os produtores tomaram a liberdade de fazer descaracterizando pontos importantes da saga dos vampiros.

Em 2005 Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixará de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, e agora irá se dedicar a outros gêneros literários.

Em Christ The Lord: Out of Egypt, lançado em 2005, Rice despede-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de um Jesus aos sete anos de idade, partindo do Egito com a família, para voltar para sua casa em Nazaré. Neste livro, Rice nos brinda com um comovente epílogo no qual ela descreve o recente retorno à sua fé Católica e avalia de forma divertida e ácida a moda dos estudos bíblicos nos dias de hoje.

Anne Rice usou pseudônimos para escrever em outros gêneros:

O  de  Anne Rampling  em  romances  mais comerciais, “Exit to Eden” (1985) e “Belinda” (1986), e o de A.N. Roquelaure (o nome vem de um tipo de espartilho francês usado no século XVII), a trilogia pornográfica “Beauty” (1983 – 1985). A trilogia sobre a fábula da Bela Adormecida (The claiming of the sleeping beauty, Beauty’s Punishment e Beauty’s release) começa com um príncipe despertando a Bela com requintes sadomasoquistas.

Anne, hoje, vive e trabalha em New Orleans com seu marido Stan Rice e seu filho Christopher Rice, numa mansão histórica do Garden District, que muitos dizem ter fantasmas. Recentemente ela lançou um vídeo, protetores de tela e em desenvolvimento há os projetos de uma série de televisão e um Cd-Rom.

Através do You Asked, Anne Answered(Você pergunta, Anne responde) de seu Site Oficial, ela responde questões e compartilhatextos com e-mails exclusivos para seus fãs.

Livros Publicados

Série Crônicas Vampirescas

  • Interview with the Vampire (1976) / Entrevista com o Vampiro
  • The Vampire Lestat (1985) / O Vampiro Lestat
  • The Queen of the Damned (1988)/ A Rainha dos Condenados
  • The Tale of the Body Thief (1992) / A História do Ladrão de Corpos
  • Memnoch the Devil (1995) / Memnoch
  • The Vampire Armand (1998) / O Vampiro Armand
  • Merrick (2000) / Merrick
  • Blood and Gold (2001) / Sangue e Ouro
  • Blackwood Farm (2002) / A Fazenda Blackwood
  • Blood Canticle (2003)/ Cântico de Sangue

Série Novos Contos de Vampiros

  • Pandora (1997) / Pandora
  • Vittorio the Vampire (1999) / Vittorio, O Vampiro

Série Bruxas Mayfair

  • The Witching Hour (1990) / A Hora das Bruxas I e II
  • Lasher (1993) / Lasher
  • Taltos (1994) / Taltos

Série Beauty

(todos como Anne Rampling)

  • The Claiming of Sleeping Beauty (1983)/ O Sequestro da Bela Adormecida
  • Beauty’s Punishment (1984)/ O Castigo da Bela adormecida
  • Beauty’s Release (1985)/ A Libertação (ou “liberdade”) da Bela Adormecida

Série A Vida de Cristo

  • Christ The Lord: Out of Egypt (2005) – Cristo, O Senhor: a Saída do Egito
  • Christ The Lord: The Road to Cana (2008) – Cristo, O Senhor: O Caminho para Caná
  • Christ the Lord: the Kingdom of Heaven (sendo escrito)

Série Songs of the Seraphim

Angel Time (2009)

Romances únicos

  • The Feast of All Saints (1979) – A Festa de Todos os Santos
  • Cry to Heaven (1982) – Chore para o Céu
  • Exit to Eden (1985)(como Anne Rampling) –
  • Belinda (1986) (como Anne Rampling) –
  • The Mummy (1989) – A Múmia ou Ramsés ,o maldito
  • Servant of the Bones (1996) – O Servo dos Ossos
  • Violin (1997) – Violino
  • The Master of Rampling Gate (2002) – O Senhor de Rampling Gate (Publicado no Brasil no livro “Os 13 Melhores Contos de Vampiros”, de Flávio Moreira da Costa)

Fonte: AQUI e AQUI

Anúncios

3 Respostas to “Seção Biografia – Anne Rice”

  1. Walbe Says:

    Anne Rice é sem dúvida a melhor escritora que já li.
    Li muito durante minha curta vida, entretanto nunca, ninguém igual à Anne Rice.

  2. cesar Says:

    Tem um erro no final,q diz q Anne esta morando com o marido sendo q ele ja morreu!

  3. Que linda cópia do wikipédia…. lolol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: